Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Saúde: Dicas para aproveitar as festas sem extrapolar


Eu sempre dou uma passada no Blog da Michelle Franzoni (blogdamimis.com.br) e ao encontrar este post, eu tive compartilhar... achei de "utilidade pública"- rsrs
festas-sem-extrapolar-natal-dieta-blog-da-mimis-michelle-franzoni-
Final de ano não é fácil pra quem tá de dieta, né! São confraternizações do trabalho, dos amigos, Natal, Reveillon e ainda as férias que geralmente são nessa época.
Claro que a gente é normal e quer aproveitar os momentos e  comer umas coisinhas diferentes, afinal ninguém aqui é radical e o saudável é saber equilibrar. 
Na época que eu estava em processo de emagrecimento, eu passei por essa fase toda sem estresse e aproveitando as festas. Então  hoje vou dar algumas dicas para aproveitar o final do ano sem extrapolar. :)
Vamos ser bem práticos e considerar a semana crítica entre 24 de dezembro e 01 de janeiro, certo? Dentro dessa semana  temos dois dias principais: a ceia de Natal e Reveillon. São nesses dois dias que vamos focar e nos permitir, afinal não dá pra se permitir a semana toda porque aí o estrago tá feito.
A principal regra é não se preocupar em perder peso nessa semana, preocupe-se em manter. São apenas alguns dias e isso não vai fazer você perder seu objetivo. Se você está em uma dieta rigorosa e quer aproveitar os momentos de final de ano e comer coisas diferentes, não se desespere. Pense que se você sair da dieta por 2 noites, e voltar com a corda toda depois, seus objetivos não serão afetados. Se você pensar assim, é mais fácil se planejar e voltar com tudo no começo do ano.
Eu digo isso porque às vezes o desespero pode por tudo a perder, e uns dias de festa servem para jogar todos nossos objetivos para  o alto, tipo: “agora que já sai da dieta, já era!” Isso é bem comum, e a dica serve para nos mantermos firmes no objetivo e no planejamento. Lembram que falei de planejar a diet? Pois é! No planejamento você pode colocar a manutenção do peso nessa semana. :)
images (1)
Agora vamos às dicas práticas! 
- Mantenha sua dieta firme durante o dia e deixe o extra apenas para o jantar: Um recurso que eu uso nesses dias é fazer um dia mais “low carb” como falei AQUI, já que na ceia vamos extrapolar um pouquinho.
- Pratique exercícios  aeróbicos como de costume: isso vai ajudar a “queimar” as calorias extras da festa. Caminhadas, corridas, bike ou outros que você preferir. Se você ainda não pratica exercícios, ‘ta na hora de começar. :) Neste POST dou super dicas para escolher a atividade física ideal. 
- Não pule refeições: antes de sair para a festa, ou de receber os convidados em casa, coma um sanduíche leve (receitas AQUI). Assim você não vai chegar desesperada de fome na hora da ceia e atacar tudo que vem pela frente. 
- Cuide com os petiscos: se a festa for na sua casa, faça opções mais leves e saudáveis: frutas secas, oleaginosas, pastinhas leves e outras do tipo são boas opções. 
- Coma sempre a salada antes: toda festa tem que ter salada, né? Além de bonita, ela serve para nos dar saciedade pois é rica em fibras.
- Evite molhos gordurosos ou com queijo, eles são super calóricos.
- O peru é uma ótima fonte de proteína magra! Aproveite e foque no peru! hahaha
- Comece a se servir pelos legumes  e pratos mais saudáveis, assim sobra menos espaço para os mais gordinhos. :) 
- Coma devagar: as pessoas que comem muito rápido passam do seu ponto real de saciedade, isso porque quem avisa que estamos satisfeitos é o  cérebro, e não o estômago, e ele demora até 20 minutos para nos informar. Então, converse bastante, mastigue e sinta bem os alimentos, que consequentemente você vai comer menos. :)
- Se a ceia for na sua casa, tenha opções saudáveis. E se for na família ou amigos, que tal levar um prato saudável? Assim você tem uma boa opção e ainda mostra aos outros como é possível comer bem saudavelmente. Tem várias receitas AQUI
- Cuide com o álcool, ele tem calorias vazias (sem nutrientes) como já falamos. As destiladas adicionadas de açúcar, como os coqueteis podem ser uma bomba calórica. Dê preferência ao vinho e esteja sempre acompanhada de um copo de água. Essa é a tática que já contei AQUI e super funciona, principalmente em festas com amigos que gostam de beber muito. rsss Nesse POST eu mostro as calorias dos drinks mais comuns em festas. 
- Os doces são o seu fraco, assim como o meu? rsss Foque no mais gostoso! É assim que faço. Só como doces quando o meu coração bate forte por algum. Tá certo que antes ele batia forte por todos, mas hoje aprendi a focar mais. Adoro doces com chocolate, então essa é a minha escolha. Deixo o sorvete, o pudim e foco no que gosto mais. Qual tipo de doce você mais gosta? 
- Faça uma sobremesa saudável: outra opção para quem quer se controlar mais, é fazer um doce menos calórico e servir ou levar para a festa. Tem várias receitas AQUI
- No dia seguinte, volte para a dieta e sua rotina equilibrada e nade de ficar sem comer!  O dia low carb aqui também  funciona e é o que faço quando tenho uma ocasião especial. :) 
A última dica é o que aprendi e tenho hoje pra minha vida:
NÃO COMA COMO SE NÃO HOUVESSE O AMANHÃ.  
Sabe aquele desespero por comida, como se aquela fosse a última refeição da face da Terra? Eu tinha isso e muita gente tem. Pense sempre o seguinte: haverão muitas festas ainda, outros momentos gostosos, outras delícias na vida. Não precisamos devorar tudo que tem pela frente como se fosse o nosso último dia, né? Mantenha o equilíbrio sempre. :)  
 Ah! Eu já postei várias dicas legais para as festas AQUI
É isso aí gente! Gostaram das dicas?
Aproveitem as festas!!!

Fonte: Blog da Mimis - entre e conheça mais sobre vida saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário