Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Saúde: Descubra as diferenças entre os alimentos orgânicos e os tradicionais


Recente estudo americano aponta que os alimentos orgânicos não seriam mais nutritivos do que os convencionais. Mas será que esse dado é tão relevante assim? Descubra o que dizem os especialistas e faça sua escolha



Depois de revisar nada menos do que 237 pesquisas, estudiosos da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, concluíram que desembolsar uma grana extra para ter alimentos orgânicos na despensa pode não valer a pena. É que eles não identificaram, na maioria dos casos, diferenças significativas na concentração de vitaminas e afins.
O que é um alimento orgânico?
"É aquele produzido sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos sintéticos, sementes transgênicas e drogas veterinárias", define a nutricionista Elaine de Azevedo, da UFGD. Já os itens processados não recebem aditivos químicos nem irradiação.Os vegetais orgânicos também devem passar por uma higienização, porque não estão livres do contato com bactérias e fungos
ORGÂNICOS X TRADICIONAIS
Quantidade de nutrientes
Nesse quesito não são esperadas grandes variações. Ponto para os dois tipos de alimentos.
Segurança alimentar
Vegetais orgânicos são cultivados sem agrotóxicos nem adubos químicos sintéticos. Por isso, são mais confiáveis. Ponto para os orgânicos!
Fitoquímicos
A ausência de pesticidas leva a uma maior formação desses compostos com ação antioxidante nos orgânicos. Ponto para os orgânicos!
Preço e disponibilidade
Os alimentos orgânicos ainda são mais caros do que os tradicionais. Além disso, não se encontram em todos os supermercados. Ponto para os tradicionais!
Preservação do meio ambiente
Os agrotóxicos contribuem para a contaminação do solo, da água e do ar. Ponto para os orgânicos!
Hora da limpeza - Veja como lavar corretamente frutas e verduras!  
É fundamental higienizar os alimentos antes do consumo. Especialmente se eles receberam agrotóxicos durante o cultivo
1. Água neles!
Comece lavando muito bem os vegetais em água corrente. Depois, deixe-os de molho por cerca de 30 minutos. Não há necessidade de recorrer à água sanitária ou às soluções com cloro nessa etapa.
2. Casca dura
Misture gotas de detergente neutro à água para esfregar itens de casca grossa, a exemplo de laranja, melão e abacate. É só passar o líquido no fruto com uma esponja macia.
3. Atenção às folhas
Antes de dar um banho nelas, livre-se das mais externas. Como elas ficam em contato direto com o solo, concentram uma quantidade maior de agrotóxicos.
Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário