Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Saúde: Nem todos os produtos lácteos são igualmente benéficos para a saúde dos ossos, aponta estudo


Creme de leite pode estar associado a menor densidade mineral óssea

A tão comentada ligação entre a ingestão de produtos lácteos e a saúde dos ossos foi discutida por um estudo desenvolvido por do Institute for Aging Research (IFAR), um afiliado da Harvard Medical School (HMS). Publicado na revista Archives of Osteoporosis, a pesquisa sugere que nem todos os produtos lácteos são igualmente benéficos para promover a saúde dos ossos.
A pesquisa descobriu que o consumo de laticínio — principalmente leite e iogurte — está associada a uma maior densidade mineral óssea do quadril, mas não da coluna vertebral. Já o creme de leite, por outro lado, pode estar associado com uma menor densidade mineral óssea total.
— De acordo com os pesquisadores, os laticínios fornecem diversos nutrientes importantes que são benéficos para a saúde óssea. No entanto, o creme de leite e seus derivados, tais como sorvetes, apresentam baixos níveis desses nutrientes e têm altos níveis de gordura e açúcar — informa o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti.
Os resultados da pesquisa apontaram que entre 2,5 e 3 porções de leite são associadas a uma melhor densidade óssea. Mais pesquisas são necessárias para examinar o papel da ingestão do queijo (alguns dos quais podem ser ricos em gordura e de sódio) e se os alimentos lácteos individualmente têm um impacto significativo na redução de fraturas.
Os pesquisadores basearam suas conclusões em dados coletados a partir de um questionário de frequência alimentar preenchido por 3.212 participantes do Framingham Offspring Study. Eles compararam a ingestão de laticínios dos participantes com sua densidade mineral óssea, o que revelou os benefícios do leite e do iogurte e os malefícios do creme de leite para grande parte dos homens e mulheres de meia idade que participaram do estudo.
— Segundo o estudo, a composição dos nutrientes varia entre os alimentos lácteos. Ingerir leite desnatado ou iogurte (e não ingerir creme de leite) pode aumentar a ingestão de proteínas, cálcio e vitamina D, limitando a ingestão de gorduras saturadas — diz o médico.
Estudos anteriores sugerem que os produtos lácteos contêm mais do que um nutriente benéfico, e por esta razão, alguns produtos lácteos podem contribuir mais para a manutenção dos ossos saudáveis.
— Pesquisas como esta apoiam a ideia de que a nutrição adequada pode ajudar a combater a osteoporose e as fraturas — afirma o reumatologista.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário