Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Saúde: Detox


Detox é a palavra da moda quando o assunto é boa forma e anda na ponta da língua de celebridades mundo afora. A dieta da vez, no entanto, vai além de um cardápio para emagrecimento e pede mais disciplina e restrições do que muitos pensam. Segundo a nutricionista Paula Castilho, de São Paulo, quando o organismo é exposto a excessos de açúcar, carboidrato, gordura, corantes, sódio e até estresse, o fígado não dá conta do recado. A sensação de inchaço, a fadiga constante e o intestino preguiçoso indicam que o corpo está com acúmulo de toxinas e precisa de uma limpeza interna, papel do detox. Dieta feita, tudo volta à ordem: a pele recupera o viço, o excesso de líquido vai embora e a disposição melhora. Sem falar na prevenção de doenças. "Há a redução dos níveis de gordura no sangue", afirma Paula. Já a silhueta mais enxuta é uma espécie de bônus. "Se for seguida à risca, é possível emagrecer cerca de 3 kg em uma semana. A celulite também costuma melhorar", diz a nutricionista Camila Galrão, da Detox in Box, no Rio de Janeiro. Quer encarar a dieta? Veja agora dez coisas que você precisa saber para fazer um detox com responsabilidade e obter efeitos benéficos a longo prazo. 


1. Aliados x vetados

Alimentos funcionais compõem à base de um menu desintoxicante. Fontes de fibras, como aveia e quinua, além de frutas, vegetais e grãos, têm o poder de capturar as toxinas e eliminá-las por meio da urina e do suor. Já os industrializados, como açúcar, adoçante, carne vermelha, álcool, cafeína e sal, estão vetados. Os cardápios podem restringir toda a proteína animal ou se limitarem a líquidos. Mas não há um específico para acabar com a celulite e outro para desinchar. "Qualquer detox seguido corretamente faz com que um benefício chegue ao outro", diz Marianne Brepohl, diretora do Lapinha Spa. 
2. O exemplo de Giovanna Antonelli
"Quando fiquei sabendo que iria atuar como Helô em Salve Jorge, pensei que a personagem deveria ser mais magra do que eu estava na época. Sabia que precisaria de muita disposição nos meses seguintes, pois a Helô é uma mulher dinâmica, e achei que uma dieta me ajudaria a entrar em forma. Procurei uma nutricionista e, durante um mês, me alimentei de forma muito balanceada, com alimentos orgânicos, sem glúten e lactose. Emagreci 5 kg." Hoje, para manter o peso que conquistou, a atriz faz uma semana de detox mensalmente. 

3. Pretox, a fase de adaptação

"Por ser uma dieta restritiva, o detox exige acompanhamento de um especialista para saber quando há a necessidade de suplementação vitamínica", diz a nutricionista funcional Andréa Santa Rosa Garcia, do Rio de Janeiro. Para garantir melhores resultados, Andrea recomenda que, antes de encarar a dieta, a pessoa faça o pretox. "Trata-se do processo que prepara todos os órgãos, sobretudo o intestino, para reagir bem às mudanças", afirma. "Uma semana antes, recomendo diminuir a ingestão dos nutrientes proibidos e ingerir mais fibras nas refeições, como a chia, que pode ser colocada no suco. Ela causa a sensação de saciedade e protege o organismo de inflamações", diz. 

4. Ingredientes indispensáveis

· Aveia: Ajuda a regular o sistema digestivo e absorver os carboidratos de alto índice glicêmico. Por isso, tem ação positiva sobre o controle do colesterol. 

· Chá verde: Termogênico e fonte de antioxidantes, acelera o metabolismo e potencializa a saída das toxinas por meio da urina. Limão - Tem ação alcalinizante e é rico em terpeno, substância que ajuda o fígado a funcionar bem. 

· Maçã: Fonte de quercetina, a fruta atua como adstringente e anti-inflamatório. Rica em fibras responsáveis por dar saciedade. 

· Oleoginosas: Por apresentarem altas doses de vitamina E e ômega-3, castanhas-do-pará, nozes e amêndoas formam um grupo poderoso com ação antioxidante. 

· Sementes: Chia, linhaça e semente de girassol estimulam o sistema digestivo e facilitam a queima calórica. 

· Vegetais e hortaliças: Brócolis, couve-de-bruxelas, agrião e nabo são ricos em minerais e vitamina E. As folhas verde-escuras, como as da couve, são excelentes fontes de clorofila.

5. Cuidados adicionais

Para alcançar um objetivo, nada como somar aliados. Marcar uma massagem é bom para quem precisa eliminar o excesso de toxinas, diminuir o inchaço e combater a celulite. A mais indicada é a drenagem linfática. Limpezas de pele e exfoliação corporal são bem-vindas. E as caminhadas leves também ajudam. "Mas atividades intensas devem ser evitadas, já que a dieta não proporciona um suporte energético completo", diz a nutricionista Paula Castilho. Hábitos que equilibram corpo e mente não podem faltar: beba sucos naturais, coma frutas ricas em água, durma bem e evite o estresse. 

6. Um brinde ao suco verde

Componente mais famoso da dieta do detox, ele geralmente é tomado na primeira refeição e atua para limpar o corpo dos excessos do dia anterior. 


(Rendimento: 2 porções)


Ingredientes:
· 2 folhas de couve lisa
· 2 folhas de couve-de-bruxelas
· 1/2 maço de couve-flor sem as folhas
· 1/2 maço de brócolis sem as folhas
· 4 cenouras
· 1 maçã pequena
· 1 copo de suco de laranja
· 1/2 copo de água de coco
· 1 colher de sopa rasa de mel



Modo de preparo: 
Lave todos os ingredientes com água filtrada. Coloque-os no liquidificador e bata até ficar tudo totalmente líquido. Peneire. Caso esteja muito grosso, adicione o meio copo de água de coco. Por último, adoce com a quantidade desejada de mel. Beba logo em seguida para garantir o efeito. 

7. Sopa-curinga

Andréa Santa Rosa Garcia, nutricionista funcional do Rio de Janeiro, ensina a fazer uma sopa rica em nutrientes que ajudam a eliminar as toxinas do corpo. Veja a receita. 


(Rendimento: 4 porções)


Ingredientes:
· 1 maço de brócolis
· 1 abobrinha grande
· 1 xícara (chá) de couve- manteiga
· 1 xícara (café) de manjericão
· 1 e 1/2 dente de alho
· 1/2 cebola ralada
· pimenta-rosa e sal a gosto



Modo de preparo: 
Cozinhe a abobrinha e o brócolis em água fervente. Em uma panela, refogue a cebola ralada, o alho e o manjericão picado. Bata no liquidificador a abobrinha e os brócolis com um pouco da água em que foram cozidos, a couve e o azeite. Em seguida, misture ao refogado da panela, ajuste o sal e a pimenta-rosa Sirva. 

8. Muita comida crua

"Sou adepta da dieta detox de raw food, à base de alimentos crus. Fiz duas vezes, por incentivo de uma amiga especialista no assunto. Em ambas, cortei gordura, alimentos processados, industrializados, dietéticos e artificiais. Só comia o que é de origem natural. Passei a me sentir mais leve. Meu intestino melhorou, não senti fome e minha pele ficou incrível", diz a atriz Guilhermina Guinle. Ela também toma o suco verde todas as manhãs. 

9. Cardápio de cinco dias para seguir em casa

Café da manhã, almoço, jantar e três lanchinhos entre as principais refeições. Esta proposta, que totaliza cerca de 1,2 mil calorias por dia, foi elaborada pelo Lapinha Spa, com unidades no Paraná e em São Paulo, para mulheres que querem desinchar em menos de uma semana.


SEGUNDA
· Desjejum: 1 fatia de pão de linhaça + 1 colher cheia de requeijão light + 1/2 copo duplo de iogurte + 1 xícara de chá de melissa
· Lanche da manhã: 3 ameixas
· Almoço: 1/2 pera + mix de rúcula, alface lisa, tomate e milho + 1 quiche de brócolis
· Lanche da tarde: 1 porção pequena de salada de frutas
· Jantar: 1 fatia de abacaxi + salada de pepino e maçã + 1 crepe de alho-poró e escarola + 1 filé de peito de frango grelhado
· Ceia: 1 carambola 



TERÇA
· Desjejum: 1 fatia de pão de integral + 1 colher de sopa de ricota + 1/2 copo de vitamina de frutas + 1 xícara de chá de erva cidreira
· Lanche da manhã: 2 castanhas-do-pará
· Almoço: 10 bagos de uva rosada + salada de agrião, alface lisa, cenoura ralada e vagem + 2 bolinhos de tofu + 1 porção de couve-flor com ervas ao vapor 
· Lanche da tarde: 1 goiaba
· Jantar: 1 prato de sopa de tomate + 2 fatias de pão integral
· Ceia: 1/2 pera



QUARTA
· Desjejum: 2 fatias de pão de cenoura + 1 copo de suco de abacaxi com hortelã
· Lanche da manhã: 1 maçã
· Almoço: 1/2 banana nanica com 1/2 maracujá doce + salada de repolho branco e agrião + 1 concha média de feijão-preto + 3 colheres de sopa de arroz integral + 1 posta grande de peixe
· Lanche da tarde: 1 fatia de melancia
· Jantar: Salada de tomate + 4 colheres de sopa de vagem picada + 1 batata média assada recheada com ricota
· Ceia: 1 pêssego



QUINTA
· Desjejum: 1/2 copo duplo de iogurte de morango com frutas + 1 xícara de chá de erva-cidreira
· Lanche da manhã: 1/2 pera
· Almoço: 1 kiwi + salada de repolho branco e agrião + 3 colheres de sopa de estrogonofe de seitan + 3 colheres de sopa de arroz integral + 2 colheres de sopa de cenoura cozida com ervilha
· Lanche da tarde: 1/2 fatia de melão
· Jantar: Sopa de legumes + 2 torradas integrais
· Ceia: 1 fatia de abacaxi



SEXTA
· Desjejum: 4 unidades de biscoito integral +1 colher de sopa ricota + 1/2 copo duplo de iogurte natural e 1 colher de sopa de aveia em flocos
· Lanche da manhã: Mix de castanhas (3 nozes e 1 castanha-do-pará)
· Almoço: 4 fatias de laranja + mix de folhas verdes com maçã-verde + 1 concha de lentilha +1 fatia de torta de palmito com massa integral + 1 filé de peixe
· Lanche da tarde: 1/2 copo de iogurte com frutas
· Jantar: Yakissoba de vegetais + 1 ovo pochê
· Ceia: 1 kiwi 

10. Dieta Prêt-à-Porter

Versões prontas do detox para quem não tem tempo ou disciplina.


Detox in box - O plano mínimo é de sete dias, mas pode se estender por mais semanas. A dieta é montada por especialistas e entregues em casa ou no trabalho. A partir de R$ 1,4* mil. Tel. (21) 3251 9044. Personal Home Detox - Todos os dias, a nutricionista vai à casa da cliente e leva os alimentos, além de ensiná-la a preparar as receitas. A partir de R$ 2* mil. Tel. (21) 2512 9193. Dieta Bistrô - Trabalha com vários tipos de dietas já montadas, como o detox vegetariano. O valor dos kits varia entre R$ 114* e R$ 817*, e os pratos avulsos, R$ 22* e R$ 28*. dietabistro.com.br










Nenhum comentário:

Postar um comentário