Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Acupuntura para engravidar


Especialista explica como as agulhas podem ajudar 

no aumento da taxa de fertilidade



A acupuntura é uma ciência milenar muito usada em dias atuais para tratar doenças e sintomas de dor, no entanto uma nova vertente dessa prática medicinal tem ajudado muitas mulheres quando o assunto é gravidez. Estudos realizados por pesquisadores alemães e americanos comprovaram a eficácia do método.

Mas será que só as agulhas podem resolver o problema da fertilidade? 
A resposta é não. A médica fisiatra e clínica de dor Adriana Athias, da Clínica Origem, explica que não há trabalhos que comprovem a eficácia da acupuntura no aumento da taxa de fertilidade isoladamente. O tratamento está sempre associado a uma reprodução assistida, no caso à fertilização in vitro.

"Geralmente a mulher procura um especialista em reprodução e ele indica a acupuntura que aumenta em até 5% a chance de fertilidade", garante Adriana. "A acupuntura estimula a produção de neurotransmissores e de folículos, aumenta a perfusão sanguínea na região do útero, além de ajudar no relaxamento e na dimunuição do estresse", pontua a especialista.
O início do tratamento com as agulhas começa a partir do momento em que a mulher inicia as injeções hormonais. "Muitas vezes não há um diagnóstico preciso sobre o porquê que a paciente não consegue engravidar e a partir da acupuntura muitas acabam engravidando", conta Adriana referindo-se ao fator de ansiedade como um dos vilões para as que querem ser mães.
O indicado é fazer de três a cinco sessões, duas ou três vezes por semana. A especialista acompanha junto aos laudos médicos o avanço na produção de ovários e as agulhas costumam ser aplicadas em pontos específicos na barriga. Quando o resultado é positivo é preciso atenção. "A partir do exame positivo nós trocamos os pontos porquê em algumas áreas pode-se estimular o aborto", alerta Adriana.

Quem comprovou os benefícios da acupuntura foi a ilustradora carioca Janaina Magalhães, mãe da pequena Nina. Ela e o marido tentavam engravidar em vão, até que ela recorreu às agulhinhas. "A acupuntura entrou como uma ferramenta excelente pra aumentar minha fertilidade e reduzir a ansiedade típica desse período de tentativas. Fiquei fazendo a acupuntura por cerca de um ano, juntamente com todos os exames necessários que compravaram que não havia nenhum problema", diz ela.
Jana fez sessões semanalmente durante um ano e relembra dos momentos de "relaxamento e serenidade", tanto que permaneceu fã do procedimento até hoje e chega a fazer um incentivo para as marinheiras de primeira viagem. "Aacupuntura me trouxe muita tranquilidade, serenidade, paciência, evitou inchaços e me manteve super saudável. Não tive nada de negativo durante a gravidez e Nina nasceu saudável e forte com 3,9Kg".

Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário