Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Carreira - Filmes que inspiram: Duelo de Titãs


Estilos de lideranças diferentes em meio a uma época de muito racismo nos Estados Unidos, precisamente no estado da Virginia, é o cenário do filme Duelo de Titãs.

O longa, lançado em 2000, dirigido por Boaz Yakin, conta a história de Herman Boone (Denzel Washington), um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo no anos 70, os Titãs. A cidade cria cotas para negros trabalharem, pois já está sendo criticada pela opinião pública sobre o racismo exacerbado.
Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas, aos poucos, ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.

A constante inquietação quanto a cor do treinador faz o antigo técnico Yoast não abandonar o time, pois os jogadores se recusavam jogar para Boone. A partir daí, inicia o trabalho intensivo de combate às diferenças e sensos comuns. Toda a equipe passa por um treinamento pesado de trato social, psicológico e físico.
“Não me interessa a sua cor, eu quero ver trabalho em equipe e resultado e, para isso, vocês vão ter que trabalhar juntos e entender uns aos outros!”, grita o técnico Boone.

Com uma trilha sonora interessante, mesclando o soul com country music, os jogadores vão compreendendo o real 
Cena do Filme Duelo de Titãsvalor da amizade e do companheirismo – alguns possuem preconceitos e mudam de ideia com a convivência.
A equipe torna-se favorita pelo resultado e entrosamento, e o futebol americano dos Titãs ganha inúmeros jogos, levando-os ao campeonato estadual. Porém, em meio a grandes descobertas, existem os acidentes de percurso e, talvez, seja a parte mais emocionante do filme.
No mundo corporativo o trabalho em equipe é imprescindível, e entender a liderança do outro é um diferencial para quem quer gerir equipes de sucesso. O diálogo é fundamental, porém, sem ter dor de dizer a verdade. Todos precisam de clareza sobre o trabalho exercido para melhorarem o rendimento e, muitas vezes, de uma oportunidade através de uma percepção do gestor.

No final dos jogos, Yoast, após retirar um jogador por “corpo mole”, coloca-o em outra posição por acreditar em seu potencial, com isso, o time logra bons resultados.
Sendo assim, o filme é uma ótima aula de liderança e amor ao próximo e uma grande opção de entretenimento e reflexão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário