Fique bela todos os dias, o dia todo!

Fique bela todos os dias, o dia todo!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Podologia


O termo Podologia origina-se do grego arcaico tendo por prefixo Podos = Pé, Pés e sufixo Logos = tratado, estudo, conhecimento. Formando então Podologia: nome da ciência que trata do estudo dos pés. Podologista/podiatra - termo obviamente com as mesmas origens que designa a pessoa que aplica terapia nos pés, com estudo superior ou técnico - científico adequado em Podologia, aprofundado da anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico dos pés.
Podologia é um ramo auxiliar da área da saúde cuja atuação concentra-se na anatomia e fisiologia dos pés. Desenvolve conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés, a fim de compreender a marcha e os problemas que a dificultam, podendo desta forma, implementar tratamento prescrito por profissionais da área médica.
No Brasil: No ano de 2008 foi criado o primeiro curso de graduação em nível superior (Graduação Tecnológica em Podologia), na Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede mundial de universidades "Laureate International Universities".
Desta forma o Brasil conta com podólogos graduados de nível superior, podendo prosseguir seus estudos em pós graduações, mestrado e doutorado.
Graduar-se em Podologia, no Brasil, exige que o aluno passe em um processo seletivo e depois se matricule para estudar durante dois anos, 2880 horas-aula, podendo ao fim do curso receber um diploma de Graduado em Podologia.
O Curso de Podologia da Universidade Anhembi Morumbi foi aprovado pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura, através do CONSUN 011/07 de 13/08/2007. Também é reconhecido o Curso Técnico de 1200 hs, habilitando o aluno a ser um profissional com clínica própria, bem como a trabalhar como profissional multidisciplinar em consultórios médicos.
Fonte: Wikipedia


É uma ciência ainda muito nova mas que tem conquistado seu espaço a cada dia.
A Podologia trata dos pés com cuidados específicos e técnicos, que exigem um profissional qualificado e material adequado.
O ideal é fazer a manutenção, ou seja, visitar um podólogo a cada 30 ou 40 dias.
Dentre outros um dos maiores motivos pelo qual procuram um podólogo é a unha encravada. Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para tratar este problema para que não seja apenas uma solução temporária.


A Podologia cuida dos pés, higienização, desbastamento , remoção de cutículas e hidratação, além de uma reflexologia podal para finalizar. Porém não há o aspecto estético (beleza), diferentemente de uma pedicure onde o maior objetivo é a pintura das unhas.
O bom profissional além de cuidar dos seus pés, vai orientar como cuidar dos calçados.
Atente também para os cuidados com o material utilizados e o procedimento de esterilização.


Faça seus pés felizes...



Nenhum comentário:

Postar um comentário